Vereadores realizam visita técnica ao Pró-Mulher e Banco de Leite Humano
02/06/2025 20h09
Na manhã desta segunda-feira (2/6), os integrantes da Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba – vereadores Islando Ramos (Bigode), Vera Morais, Maurílio Moreira e Cássia Gonçalves (Cássia do PT) – estiveram em visita técnica às novas unidades do Pró-Mulher e do Banco de Leite Humano. Também participaram da agenda os vereadores Danster Fernandes e Vilma Teixeira.
O objetivo foi acompanhar o funcionamento das unidades, ouvir profissionais e usuários, além de coletar informações para a elaboração de um relatório com recomendações a ser encaminhado ao Executivo.
Desde março, os dois serviços passaram a funcionar em novos locais. O Pró-Mulher está instalado temporariamente no prédio do CEM-CEO, enquanto o Banco de Leite Humano opera na parte superior da UPA Centro.
Durante a visita ao Pró-Mulher, os parlamentares foram recebidos pela coordenadora Alexandra de Matos, que apresentou a estrutura atual e relatou os desafios enfrentados com a mudança. Segundo ela, os atendimentos continuam sendo realizados, ainda que em menor escala, até que uma sede definitiva seja estabelecida.
No Banco de Leite Humano, a nutricionista Lilian Gleicy Erlich guiou os vereadores pelas dependências da unidade, detalhando os processos de coleta, pasteurização e distribuição do leite materno destinado a bebês internados.
Os vereadores também ouviram relatos de cidadãos presentes nas unidades, cujas contribuições serão integradas ao relatório final da CAR da Saúde. O documento será encaminhado ao secretário municipal de Saúde, Raphael Ghetti, e ao prefeito, Mateus Silva.
Para o vereador Islando Ramos (Bigode), presidente da comissão, a fiscalização faz parte do compromisso do Legislativo com a melhoria dos serviços públicos. “Recebemos algumas denúncias e viemos verificar de perto a situação. O relatório que será produzido trará sugestões concretas para que as adequações sejam feitas o quanto antes”, afirmou.
A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde foi criada em fevereiro deste ano e tem um prazo inicial de atuação de 180 dias, prorrogável por mais 180, com a missão de acompanhar e propor ações que contribuam com a qualidade da saúde pública em Caraguatatuba.