Unidade de Pronto Atendimento da Maranduba registra mais de 17 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
20/05/2025 10h09
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Maranduba tem registrado um crescimento expressivo no número de atendimentos em 2025. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram contabilizados 5.658 atendimentos em janeiro, 3.235 em fevereiro, 4.285 em março e 4.405 em abril — totalizando mais de 17 mil atendimentos nos quatro primeiros meses do ano.
O aumento é reflexo direto da transformação do antigo Pronto Atendimento (PA) em UPA, oficializada em julho de 2024, e da chegada de novos equipamentos, como o aparelho de Raio-X, que passou a integrar a estrutura da unidade recentemente.
“Desde 2013, as obras dessa unidade estavam paralisadas por conta do descaso de gestões anteriores. Assumimos o compromisso com a população em 2021 e retomamos o projeto com a realização da audiência pública e os trâmites legais para garantir o reinício das obras. Chegamos a correr o risco de ter que devolver R$ 1,5 milhão ao Governo Federal, recurso destinado à área da saúde”, relembrou a prefeita Flavia Pascoal.
Com a reestruturação, a UPA passou a oferecer exames laboratoriais e de imagem, incluindo o novo aparelho de Raio-X, que trouxe mais agilidade e precisão aos diagnósticos. Além disso, a regularização da unidade permitiu o envio contínuo de recursos do Ministério da Saúde, garantindo a manutenção e expansão dos serviços de urgência e emergência.
Atualmente, a UPA da Maranduba funciona 24 horas por dia, com uma equipe médica de plantão contínuo — três médicos durante o dia e dois à noite. A estrutura conta com 944,57 m² de área construída e abriga:
6 consultórios (sendo 2 com banheiros acessíveis);
recepção e sala de espera;
6 banheiros acessíveis;
salas de curativo, vacina, coleta e procedimentos;
espaço para duas equipes de odontologia;
farmácia, salas de esterilização, almoxarifado, setor administrativo e de Agente Comunitário de Saúde.
A demanda da unidade é elevada, já que a região da Maranduba atende uma população estimada em cerca de 7.200 moradores fixos, número que aumenta consideravelmente durante a alta temporada com o fluxo turístico no litoral sul de Ubatuba. Além da UPA, a população conta com apoio das UBSs da Maranduba/Sertão da Quina, Araribá, Tabatinga e Lagoinha.
Para ampliar ainda mais a capacidade de atendimento, a Prefeitura de Ubatuba está executando a obra do anexo da UPA, que vai otimizar os fluxos internos e proporcionar mais conforto à população e aos profissionais de saúde.