Logo
Logo
Image

Ubatuba realiza nova edição do “Sextou com Vacina” nesta sexta-feira

 24/06/2025 16h20prefeitura-realiza-mais-uma-edicao-do-“sextou-com-vacina”-nesta-sexta-feira-27.jpg

A Prefeitura de Ubatuba promove, nesta sexta-feira (27), mais uma edição do “Sextou com Vacina”, ação que amplia o acesso da população à imunização por meio de atendimento em horário estendido, das 8h às 21h. A vacinação será realizada em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Maranduba, Perequê-Açu, Cícero Gomes, Ipiranguinha, Perequê-Mirim e Estufa.

Realizada sempre na última sexta-feira do mês, a iniciativa disponibiliza todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo doses de campanhas em andamento e atualizações pendentes, como os imunizantes contra hepatite, tétano, febre amarela, covid-19 e influenza.

Na última edição da campanha, em 30 de maio, foram aplicadas 604 doses. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar esse número, com foco especial na vacinação contra a gripe. A cobertura vacinal da influenza ainda está abaixo do esperado entre os grupos prioritários — crianças, gestantes e idosos — cuja meta de imunização é de 90%, o equivalente a cerca de 18 mil pessoas. Até o momento, apenas 41% do público estimado foi vacinado: 9.253 pessoas de um total de 22.571.

“A gente tem um aumento expressivo de internações, não só em Ubatuba, como em todo o país, e isso se deve à baixa cobertura vacinal contra a influenza. Há pessoas com condições de saúde se agravando e locais que já estão em colapso devido às internações decorrentes da doença”, alertou a enfermeira Alyne Ambrogi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica (Viep).

A vacina contra a gripe está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a caderneta de vacinação para atualização dos registros.

“Precisamos relembrar a população da importância de aderir à imunização, principalmente aqueles que integram os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pelo vírus. A vacinação é crucial na prevenção de doenças, oferecendo proteção individual e coletiva contra agentes infecciosos”, reforçou Alyne.

Image Image Image