Ubatuba inaugura ampliação da ETE Itaguá e anuncia pacote de R$ 600 milhões em saneamento até 2029
06/06/2025 18h31
A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Sabesp, inaugurou na manhã desta sexta-feira (6) a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaguá. Com a entrega, a unidade passa a operar com capacidade de 350 litros por segundo — um aumento de 20% em relação ao volume anterior — beneficiando diretamente o bairro do Itaguá e regiões do entorno.
Durante a solenidade, foi anunciado um robusto pacote de investimentos em saneamento básico que totaliza quase R$ 600 milhões até 2029. As ações, que abrangem mais de 20 bairros, devem beneficiar mais de 300 mil pessoas, entre moradores e turistas.
Além da ETE Itaguá, estão em construção outras três estações de tratamento de esgoto: Maranduba (42 l/s), Perequê-Mirim (25 l/s) e Itamambuca (15 l/s). Ao todo, serão 14 obras em andamento, incluindo a instalação de 128 km de redes coletoras, 45 estações elevatórias, 17 mil novas ligações domiciliares e três novas ETEs — atendendo diretamente cerca de 191 mil pessoas.
Na área de abastecimento de água, as melhorias contemplam a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, que terá sua capacidade aumentada em 20% (de 500 para 600 l/s). Também serão construídos dois reservatórios nos bairros Lázaro e Toninhas, com capacidade total de 5 milhões de litros de água tratada. O pacote inclui ainda 12 km de redes de distribuição e 3 mil novas ligações domiciliares, com impacto positivo para mais de 117 mil pessoas.
A prefeita Flavia Pascoal destacou o esforço da administração para garantir os avanços. “Houve um grande empenho da nossa parte na assinatura do novo marco de saneamento. Fomos colocando prazos e datas para a Sabesp e, agora, estamos vendo o resultado: investimento por toda a cidade, de norte a sul. Maranduba está recebendo investimento de tratamento de esgoto; o Perequê-Mirim, um novo reservatório de água; e Itamambuca e Perequê-Açu terão esgoto bombeado por meio da elevatória Tamoios. Essas obras estruturantes são fundamentais para a cidade”, afirmou.
As obras fazem parte dos programas Onda Limpa (esgoto) e Água no Litoral Norte, conduzidos pela Sabesp, e têm como meta antecipar para 2029 os objetivos do Marco Legal do Saneamento, inicialmente previstos para 2033.