Ubatuba ganha novo reservatório da Sabesp e amplia segurança hídrica para o verão
27/10/2025 18h08
A partir desta semana, mais de 25 mil moradores e turistas de Ubatuba terão mais água potável garantida para enfrentar o período de maior consumo. A Sabesp inaugurou nesta segunda-feira (27) o Reservatório Perequê-Mirim, no bairro de mesmo nome, com capacidade para 2 milhões de litros de água tratada — volume suficiente para encher duas mil caixas-d’água residenciais grandes.
O novo equipamento vai reforçar o abastecimento nos bairros Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Ribeira e Santa Rita, beneficiando ainda outras regiões, como Itaguá, Toninhas, Tenório e Barra Seca. A estrutura funciona como uma grande caixa-d’água regional, garantindo estabilidade ao sistema, especialmente nos meses de verão, quando a população da cidade pode aumentar até oito vezes com a chegada de turistas.
Segundo Monica Riccitelli, gerente regional da Sabesp no Litoral Norte, o investimento é essencial para garantir segurança hídrica à população.
“O novo reservatório Perequê-Mirim é peça fundamental para o abastecimento de Ubatuba, atuando como reserva estratégica para a temporada de verão. Ele faz parte dos investimentos da Sabesp no Litoral Norte e reforça nossa meta de universalizar o saneamento e garantir dignidade a todos os cidadãos até 2029”, afirmou.
O reservatório foi construído com tecnologia de origem alemã de dobra dupla, que oferece maior resistência e durabilidade, reduzindo o risco de danos e vazamentos. A obra integra o Programa Água no Litoral, que vem modernizando e ampliando os sistemas de abastecimento nas cidades do litoral paulista.
Ponto de abastecimento público
Como parte do Programa Além da Obra, a Sabesp também instalou um ponto de abastecimento público junto ao novo reservatório. O espaço conta com torneiras de uso livre, permitindo que moradores e visitantes encham garrafas ou recipientes durante caminhadas ou a caminho da praia.
Mais investimentos em Ubatuba
A entrega do Reservatório Perequê-Mirim faz parte de um pacote de R$ 87 milhões em investimentos que a Sabesp vem realizando em Ubatuba para melhorar o sistema de abastecimento de água. Entre as obras estão a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, a construção de um novo reservatório nas Toninhas, com capacidade para 3 milhões de litros, e uma nova estação elevatória.
Além disso, a cidade receberá 12 quilômetros de novas redes de distribuição e 3 mil ligações domiciliares em áreas que ainda não tinham acesso à rede regular, ampliando o fornecimento de água tratada. Com a ampliação da ETA Carolina, a capacidade de produção aumentará 20%, passando de 500 para 600 litros por segundo.
Com essas ações, a Sabesp reforça seu compromisso de universalizar o acesso à água e ao saneamento básico até 2029, antecipando em quatro anos as metas do Marco Legal do Saneamento. No total, a Companhia prevê investimentos superiores a R$ 70 bilhões em todo o Estado de São Paulo, promovendo qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais.
