Logo
Logo
Image

São Sebastião recebe R$ 500 mil para modernizar iluminação pública com tecnologia LED

 23/06/2025 17h15sao-sebastiao-recebe-investimento-da-edp-para-modernizar-iluminacao-publica-2.jpeg

São Sebastião foi contemplada pela Chamada Pública de Projetos da EDP e vai receber um investimento de R$ 500 mil para modernizar parte de sua iluminação pública. O projeto prevê a substituição de 531 luminárias convencionais por modelos com tecnologia LED, mais econômicos, sustentáveis e com maior eficiência energética.

O termo de cooperação foi assinado nesta segunda-feira (23/6), com a presença do prefeito Reinaldinho Moreira, do gestor executivo da EDP, Roberto Miranda, além de autoridades municipais e representantes da concessionária de energia elétrica.

A previsão é de que os trabalhos tenham início em agosto, com prazo de execução de até três meses. A modernização da iluminação pública vai proporcionar uma economia anual estimada em 539 MWh — o suficiente para abastecer cerca de 225 residências por um ano. A troca das luminárias também representa redução nos custos de manutenção, ganhos ambientais e maior segurança para a população.

As vias contempladas foram definidas em conjunto com o poder público, priorizando eficiência energética e qualidade no atendimento. Entre os trechos beneficiados estão os bairros localizados na Rodovia Manoel Hippolyto do Rego, especialmente o segmento da serra entre Maresias, Boiçucanga e Cambury, além de outras localidades da Costa Sul.

“É muito gratificante contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades em que atuamos. As luminárias de LED têm melhor luminosidade, o que favorece a segurança urbana, gera economia e reduz o impacto ambiental”, afirmou Roberto Miranda, gestor da EDP.

Para o prefeito Reinaldinho Moreira, a iniciativa é fundamental para o município. “Nossa meta é levar iluminação para toda a cidade e melhorar ainda mais a segurança da população. Com mais luz nas ruas, ganhamos em tranquilidade, economia e sustentabilidade”, destacou.

O projeto foi selecionado por meio da Chamada Pública de Projetos (CPP) 001/2024 do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Além de promover o uso racional da energia, a substituição das lâmpadas por modelos LED também representa um avanço ambiental, já que o novo sistema não utiliza mercúrio nem outros materiais nocivos em sua composição.

Image Image Image