São Sebastião informatiza farmácias da rede pública com sistema do Ministério da Saúde
18/08/2025 22h02
A Prefeitura de São Sebastião concluiu a adesão ao sistema Hórus, plataforma do Ministério da Saúde voltada para a gestão da assistência farmacêutica no SUS. A medida, coordenada pela Secretaria de Saúde (Sesau), vai modernizar o atendimento e oferecer mais praticidade aos pacientes da rede pública.
No município, 21 farmácias passam a integrar o sistema: 16 unidades de atenção básica, três farmácias do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e duas farmácias 24 horas — uma no Centro e outra na Costa Sul. O Hórus permitirá um controle mais rigoroso do estoque de medicamentos e maior segurança na dispensação, desde o almoxarifado até as unidades de atendimento.
Segundo o coordenador de farmácias da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Jônatas Eduardo Nascimento, o sistema garante mais eficiência e precisão na gestão de insumos, otimizando recursos e o abastecimento. Além disso, o Hórus se integra ao prontuário eletrônico (PEC), o que possibilita acompanhar os medicamentos prescritos pelos médicos e monitorar o tratamento dos pacientes.
Nesta primeira fase, a informatização abrange apenas os medicamentos controlados, que exigem receita especial e atualmente atendem 36 pacientes. Até o fim de 2025, a previsão é que todos os cerca de 250 itens distribuídos nas farmácias municipais estejam incluídos no sistema.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, destacou a importância da iniciativa para a rede pública. “É mais uma conquista para ser comemorada, fruto de um trabalho em equipe e de profissionais qualificados, sempre comprometidos em oferecer o melhor atendimento à população”, afirmou.