São Sebastião inaugura Observatório Municipal de Turismo
10/04/2025 15h34
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), inaugurou na quarta-feira (9/4) o Observatório Municipal de Turismo. Instalado no Complexo Turístico da Rua da Praia, ao lado do Centro de Informações Turísticas (CIP), o novo espaço representa um importante avanço para o desenvolvimento do setor na cidade.
Com uma equipe formada por seis servidores capacitados em português, inglês, espanhol e italiano, o Observatório será uma ferramenta estratégica para a análise, monitoramento e planejamento das ações voltadas ao turismo.
São Sebastião agora integra um grupo seleto de apenas 19 municípios do estado de São Paulo que contam com um observatório de turismo.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Reinaldinho Moreira; do secretário de Turismo, Leandro Pereira; do secretário adjunto, Carlos Eduardo Amorim; do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marco Perrotti; e da consultora da InvestSP/Setur-SP e representante do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), Luciana Nassif Derze.
“É com grande satisfação que acompanhamos mais esse importante avanço para o município. Com uma equipe altamente capacitada, e agora com o Observatório, temos as ferramentas para transformar informações em ações, geração de renda, eventos e políticas públicas mais eficazes”, afirmou o prefeito. “Fico orgulhoso que esses dados irão nortear o planejamento do turismo na nossa cidade. Os recursos serão otimizados e os resultados ampliados — quem ganha com isso é toda a população”, concluiu.
São Sebastião já integra a Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), espaço colaborativo que reúne estudos, dados estatísticos e inteligência de mercado voltados ao setor turístico nacional.
Planejamento baseado em dados
O objetivo do Observatório é monitorar o desenvolvimento do turismo em São Sebastião a partir da análise de dados estatísticos provenientes de diversas fontes. Essas informações vão subsidiar o planejamento de estratégias, ações de promoção e investimentos, tanto do poder público quanto da iniciativa privada.
Entre os dados acompanhados estão o faturamento do setor, a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), a taxa de ocupação hoteleira, o número de leitos disponíveis, o perfil dos visitantes e os registros do Cadastur, incentivando a formalização dos prestadores de serviços turísticos.
Também serão monitoradas atividades relacionadas ao ecoturismo, turismo náutico, visitas monitoradas, casamentos, avistamento de baleias, eventos promovidos pela Setur e o público participante. O Observatório ainda analisará dados sobre estabelecimentos pet friendly, acessibilidade e origem geográfica dos visitantes, contribuindo para um mapeamento mais inclusivo e completo do turismo local.
O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.