São Sebastião fecha participação nos Jogos Regionais entre as 10 melhores cidades da competição

A delegação de São Sebastião encerrou sua participação na 67ª edição dos Jogos Regionais com um desempenho de destaque, alcançando a 9ª colocação no ranking geral da competição. Integrante da 2ª Região Esportiva, o município competiu entre os dias 3 e 13 de julho nas cidades de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Ferraz de Vasconcelos. Apenas em São José dos Campos, cerca de 4 mil atletas de 32 municípios participaram da disputa.
Com 91 pontos somados, São Sebastião ficou à frente de cidades com tradição esportiva, como Guarulhos (10º lugar) e Mogi das Cruzes (30º), e obteve o melhor desempenho entre os municípios do Litoral Norte.
O prefeito Reinaldinho Moreira celebrou o resultado, especialmente por se tratar da primeira participação do município nos Jogos durante sua gestão. “São Sebastião está entre os 10 melhores da região, superando cidades com grande tradição esportiva. Isso mostra que os investimentos que estamos fazendo no esporte, desde a base até o alto rendimento, estão no caminho certo”, afirmou. “Vamos continuar valorizando nossos atletas e incentivando o esporte como ferramenta de transformação social.”
Na edição anterior, em 2024, São Sebastião havia alcançado seu melhor resultado histórico: 5ª colocação, com 138 pontos. Apesar da queda na pontuação este ano, o secretário de Esportes, Ubiratan Mourão, avaliou o desempenho de 2025 como positivo. “A nona colocação é motivo de orgulho. Competimos de igual para igual com cidades que possuem estruturas maiores. Seguimos firmes, investindo na base e fortalecendo o esporte sebastianense.”
A delegação foi composta por 250 atletas, que competiram em 16 das 24 modalidades disputadas nesta edição. Em 2024, o evento havia sido sediado em São Sebastião. Uma das novidades deste ano foi a inclusão da modalidade de basquete 3x3. As disputas aconteceram nas categorias sub-21 e livre.
Medalhas para São Sebastião
O município conquistou um total de 22 medalhas, com destaque para a capoeira e o taekwondo. Veja os principais resultados:
Medalhas por modalidade:
Bocha – Ouro
Biribol – Prata
Basquete feminino – Prata
Damas – Prata
Badminton – Bronze (Joaquim Robson das Neves e Daniel Nascimento)
Malha – Bronze
No judô, Clécia Nascimento (-57 kg) e Catarina Costa (-63 kg) conquistaram medalhas de prata. No taekwondo, foram sete medalhas: uma prata com Samuel Carvalho (-58 kg) e seis bronzes, com destaque para Ana Clara Akemi, Kauê Serra, Marina Trigo, Lohana Victoria, João Vitor Soares e Alexsandro Rodrigues.
A capoeira foi a modalidade com maior número de medalhas, somando sete:
Yasmin Moraes – Ouro (leve feminino)
Juliana Santos – Prata (médio feminino)
Maria Clara Jesus – Prata (meio-pesado feminino)
Vitor Alves Ribeiro, Genesis Santos e Fernando Rodrigues – Bronze
Equipe – Prata
Classificação final – Top 10
São José dos Campos – 371 pts
Pindamonhangaba – 309 pts
Campos do Jordão – 181 pts
Guararema – 141 pts
Jacareí – 123 pts
Santa Isabel – 113 pts
Taubaté – 110 pts
Ferraz de Vasconcelos – 103 pts
São Sebastião – 91 pts
Guarulhos – 85 pts
As equipes e atletas com melhor desempenho garantiram vaga nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que devem ocorrer entre outubro e novembro.