São Sebastião declara emergência de saúde pública devido à epidemia de dengue
07/04/2025 22h32
A Prefeitura de São Sebastião colocou em vigor o Decreto Municipal nº 9.619/2025, que declara emergência de saúde pública no município por conta da epidemia de dengue. A medida, assinada pelo prefeito Reinaldinho Moreira em 31 de março, acompanha o Decreto Estadual nº 69.359, publicado pelo governador Tarcísio de Freitas, e reforça a necessidade de ações imediatas para conter o avanço da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas — que inclui, além da dengue, doenças como zika e chikungunya — já está sendo aplicado para garantir uma resposta rápida à emergência epidemiológica. Nos primeiros meses de 2025, São Sebastião confirmou 504 casos de dengue. Outros 1.890 exames deram resultado negativo, mas o número de positivos já é suficiente para configurar situação de emergência.
“Apesar dos números estarem menores do que os registrados no ano passado, atingimos o percentual de alerta e precisamos do apoio da população. É fundamental manter os quintais limpos e sem água parada”, alertou a secretária de Saúde, Laysa Pires. Ela também reforçou a importância da participação comunitária para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A dengue é uma doença de notificação compulsória e pode evoluir para formas graves e até causar mortes. Por isso, o decreto prevê a adoção de medidas administrativas urgentes, além da elaboração de novas diretrizes para o enfrentamento da situação.
“Esse acompanhamento nos permite agir de forma mais rápida e eficiente caso haja aumento dos casos”, afirmou a secretária adjunta da Saúde, Mara Abreu. “Estamos trabalhando intensamente para conter o avanço da doença”, completou.
Como se proteger da dengue:
Mantenha caixas d’água, tonéis e reservatórios bem tampados e limpos;
Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
Evite o acúmulo de sucatas, entulho e lixo mal armazenado;
Instale telas em janelas e portas;
Use mosquiteiros em camas e berços;
Aplique repelente na pele e sobre a roupa;
Utilize sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloro em locais com água parada.
A Prefeitura reforça que o enfrentamento à dengue é uma responsabilidade compartilhada. Com a união entre poder público e população, é possível reduzir os riscos e proteger a saúde de todos.