Logo
Logo
Image

São Sebastião abre a 19ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências

 27/08/2025 16h47whatsapp-image-2025-08-27-at-164838.jpeg

A Prefeitura de São Sebastião realizou na última terça-feira (26/8), no Teatro Municipal, a abertura oficial da 19ª Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. A iniciativa tem como objetivo informar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e da inclusão social.

O evento contou com a presença do vice-prefeito José Reis, secretários municipais, vereadores, representantes da OAB, integrantes de entidades como a Apae, Lar Vicentino, Cuidarte, Etec, além de profissionais da saúde e da educação.

A cerimônia foi marcada por apresentações culturais, incluindo o Coral de Libras da EM Cinthya Cliquet Luciano e a musicalização infantil das Oficinas Culturais da Fundass. Também integrou a programação a palestra da médica Talita Delpupo Froede, com o tema “Cuidar de hoje é incluir amanhã”, além dos depoimentos do professor Thiago Intrieri e do atleta de surfe adaptado Marçal Leme da Costa, que destacaram o papel do esporte na inclusão. O encerramento ficou por conta de pacientes do CAPS 1, com a apresentação musical “Caps Story”.

Para a secretária de Saúde, Laysa Pires, a Semana é um marco para dialogar com profissionais e população sobre formas de evitar deficiências. “Diversas condições podem ser prevenidas com cuidados na gestação, vacinação, vida saudável e políticas públicas. É também essencial falarmos de inclusão, acessibilidade e respeito”, destacou.

Já a secretária da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Juliana Coelho, ressaltou que cerca de 70% das deficiências podem ser evitadas. “O evento reforça a conscientização sobre as causas e promove ações práticas de prevenção, inclusão e respeito aos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.

A programação segue até 29 de agosto, com palestras em unidades de saúde e Cras, atividades esportivas acessíveis no Balneário dos Trabalhadores, ações educativas em escolas e orientações sobre prevenção no trânsito, acidentes domésticos, doenças crônicas e saúde gestacional.

O encerramento será na sexta-feira (29), às 9h, na Praça do Coreto, no Centro Histórico, com apresentações musicais da Fundass, testes rápidos de saúde e a exposição do Museu Itinerante da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Image Image Image