Logo
Logo
Banner

Reinaldinho anuncia avanço nas negociações para base do Corpo de Bombeiros em Boiçucanga

 22/10/2025 17h30em-cerimonia-ao-gbmar-prefeito-de-sao-sebastiao-reforca-tratativas-para-levar-base-dos-bombeiros-a-costa-sul-2.jpeg

O Teatro Municipal de São Sebastião recebeu, nesta segunda-feira, guarda-vidas do Grupamento de Bombeiro Marítimo (GBMar) de todo o Litoral Norte para a solenidade de entrega da Medalha de Láurea de Mérito Pessoal. Durante o evento, o prefeito Reinaldinho Moreira anunciou que estão em andamento as tratativas para a implantação de uma nova base do Corpo de Bombeiros em Boiçucanga, na Costa Sul do município.

Segundo o prefeito, a proposta visa melhorar o tempo de resposta às ocorrências e garantir mais segurança à população e aos turistas. “Nós tivemos uma grande notícia que, se Deus quiser, concretizaremos junto ao secretário de Segurança do Estado, Guilherme Derritte, que nos ajudou desde o início da gestão. Fizemos a cessão do terreno em Boiçucanga e estamos modelando o projeto junto ao comando do Corpo de Bombeiros para instalar a base na Costa Sul”, afirmou Reinaldinho.

O prefeito destacou que a atual base do Corpo de Bombeiros está localizada no bairro Porto Grande, na região central, e a distância até a Costa Sul — somada às condições da Rodovia SP-55 — dificulta o rápido atendimento das ocorrências. “Hoje o nosso tempo-resposta é muito grande. Infelizmente, as pessoas ficam mais expostas na Costa Sul, onde temos uma população mais adensada e um número crescente de moradores”, reforçou.

Reinaldinho também defendeu a ampliação do período de atuação dos guarda-vidas temporários, que atualmente é de cerca de quatro meses. A intenção é estender a permanência para até dez meses, acompanhando o aumento do fluxo de turistas e banhistas fora da alta temporada. “Nossa temporada tem se estendido, e precisamos garantir praias guarnecidas e seguras o ano todo”, completou.

Condecorações

A cerimônia também marcou a entrega da Medalha de Láurea de Mérito Pessoal a 31 guarda-vidas que se destacaram em ações de salvamento, prevenção de acidentes e enfrentamento de situações de risco extremo. Foram concedidas 13 medalhas de quinto grau, 11 de quarto grau, quatro de terceiro grau, duas de segundo grau e uma de primeiro grau, a mais alta honraria da corporação.

O comandante do GBMar no Litoral Paulista, tenente-coronel Valdizar Nascimento de Souza, destacou o compromisso e a dedicação dos homenageados. “Aos militares homenageados, deixamos o nosso mais profundo respeito. Que esta honraria não seja vista como um ponto de chegada, mas como o reflexo de uma trajetória de dedicação e incentivo para seguir trilhando o caminho da excelência, da lealdade e do profissionalismo”, declarou.

Image Image Image