Logo
Logo
Image

Procissão marítima de São Pedro reúne fé, cultura e tradição em Caraguatatuba no próximo domingo (29)

 23/06/2025 21h40procissao-maritima-de-sao-pedro-sera-no-proximo-domingo.jpg

Caraguatatuba se prepara para sediar uma das mais emblemáticas manifestações religiosas e culturais do Litoral Norte: a procissão marítima de São Pedro Pescador. O evento acontece no próximo domingo, 29 de junho, como parte do Jubileu dos Pescadores, Caiçaras, Povos do Mar e Comunidades Tradicionais, promovido pela Diocese de Caraguatatuba dentro das celebrações do Ano Santo Jubilar de 2025.

A programação começa às 10h com missas simultâneas nos Oratórios de Esperança e Misericórdia, celebradas na Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá, e no Santuário Diocesano Santo Antônio, no Centro.

Às 11h, os pescadores iniciam o embarque das imagens sagradas de Nossa Senhora Aparecida e São Pedro Pescador nos entrepostos de pesca do Porto Novo e da Praia da Cocanha, respectivamente. Em terra firme, as imagens também serão conduzidas em procissões terrestres que partem da Catedral, em direção à Praia do Indaiá (Quiosque 30), e do Santuário, com destino à Praia do Centro. Os cortejos serão acompanhados por carros de som, grupos culturais de Moçambique e Orquestra de Violas.

A tradicional procissão marítima está marcada para as 12h, com embarques simultâneos na Praia do Indaiá e na Praia do Centro. As embarcações seguirão até a Praia Martin de Sá, passando por pontos como a Pedra da Freira e a Prainha. No mar, o evento será um espetáculo de fé e cores, com barcos enfeitados especialmente para a celebração.

Enquanto isso, no Entreposto do Camaroeiro, o público poderá acompanhar apresentações culturais com grupos de Estátuas Vivas e a Orquestra de Violas. A chegada das embarcações ao local está prevista para as 13h, quando o Bispo Diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, realizará a bênção dos barcos, anzóis e pescadores diretamente das embarcações. Em seguida, haverá bênção final em terra e o tradicional almoço comunitário, organizado com apoio das associações de pescadores e da comunidade local. Os participantes são convidados a levar um prato salgado ou refrigerante para a partilha.

Encerrando a programação, às 14h será feito o translado da imagem de São Pedro até a Capela São Pedro, no bairro Sumaré.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, Secretaria de Comunicação e Fundação Educacional e Cultural. Em caso de mau tempo, as procissões marítima e terrestres serão substituídas por uma carreata com os andores até o Camaroeiro.

Image Image Image