Prefeito Reinaldo Moreira reforça investigação sobre crime ambiental na Praia de Boiçucanga e descarta falha no sistema de saneamento
28/11/2025 11h54
A Prefeitura de São Sebastião segue mobilizada para esclarecer o episódio de descarte irregular registrado na Praia de Boiçucanga . Em vídeo divulgado nesta quinta-feira, o prefeito Reinaldo Moreira, ao lado do vice-prefeito José Reis, afirmou que a administração municipal irá “até o fim” para identificar o responsável pelo crime ambiental que causou grande repercussão entre moradores e turistas.
Segundo o prefeito, trata-se de um caso isolado, já que a região onde ocorreu o incidente possui rede de esgoto em pleno funcionamento, o que afasta a possibilidade de ligações clandestinas diretamente no ponto atingido. “Naquele local existe rede de esgoto. A nossa primeira suspeita foi a Sabesp, mas isso já está completamente descartado após toda a checagem realizada na rede. A empresa não tem relação com o ocorrido”, reforçou.
A Prefeitura trabalha com a hipótese de que algum caminhão, estabelecimento ou condomínio tenha despejado dejetos em uma boca de lobo nas proximidades, o que teria levado o material até a praia por meio da rede de drenagem pluvial. O volume encontrado chamou atenção dos técnicos municipais. “A quantidade é muito grande, incomum. Isso reforça a suspeita de despejo irregular”, destacou Reinaldo.
O município está utilizando câmeras de segurança da região para rastrear possíveis movimentações suspeitas no período do descarte. Além disso, a força-tarefa envolve equipes da Fiscalização Ambiental, CETESB, Polícia Ambiental e profissionais especializados em identificar irregularidades na rede, utilizando, inclusive, corantes e análise de fumaça para localizar eventuais pontos de ligação clandestina.
O vice-prefeito José Reis afirmou que a investigação está entre as prioridades do governo. “Toda a nossa fiscalização está voltada para trazer essa resposta o mais rápido possível. A população de Boiçucanga e os turistas merecem esclarecimentos. Não é um problema da Prefeitura, muito menos da Sabesp, que realiza um excelente trabalho e segue avançando com obras importantes que vão permitir entregar 100% do esgoto tratado na cidade”, disse.
Reinaldo Moreira também fez um alerta à população sobre a disseminação de boatos e narrativas políticas em torno do caso. “É interesse de todos esclarecer o ocorrido. Não compartilhem informações falsas. O nosso município, o nosso turismo e a nossa população estão em jogo. Estamos aqui para defender, proteger e fiscalizar tudo o que possa nos causar prejuízo”, concluiu.
A Prefeitura informou que continuará o trabalho de investigação e que novas atualizações serão divulgadas assim que houver avanços significativos no caso.
