Logo
Logo
Image

PM do Estado firma parceria com Google para combater roubo e furto de celulares

 10/06/2025 15h39captura-de-tela-2025-06-10-153905.jpg

A Polícia Militar de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (10), uma parceria com o Google para reforçar o combate aos crimes de roubos e furtos de celulares. A novidade foi apresentada durante um evento voltado a desenvolvedores, na capital paulista.

A ferramenta será incorporada aos Terminais Portáteis de Dados (TPDs) utilizados pelos policiais e permitirá o bloqueio remoto de aparelhos subtraídos, desde que solicitado pela vítima e com base nas informações fornecidas por ela.

“A segurança pública em São Paulo está avançando com tecnologia, integração e respeito ao cidadão. Essa parceria da PM com o Google é mais uma ferramenta importante para coibir o crime e proteger a população”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

A nova funcionalidade opera por meio do serviço Google Localizar Meu Dispositivo e estará disponível para celulares com sistema Android, que representam mais de 80% dos aparelhos em uso no país. Além do bloqueio remoto, os policiais poderão auxiliar a vítima a localizar o celular em tempo real, emitir um som para facilitar a identificação do aparelho ou, em último caso, apagar todos os dados do dispositivo. Todas essas ações deverão ser registradas formalmente pelo agente responsável.

A PM esclarece que a funcionalidade é um recurso complementar e não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, que deve conter o número do IMEI do aparelho, essencial para as investigações policiais.

Os policiais militares começam nesta semana o treinamento para utilizar a ferramenta. De acordo com dados oficiais, entre janeiro e abril deste ano foram registrados 24,7 mil roubos de celulares na capital paulista — uma queda de 12,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Image Image Image