Perequê-Mirim recebe nova edição da Ação Cidadania com serviços e atividades para a comunidade
01/09/2025 18h32
O bairro Perequê-Mirim foi palco, no último sábado (30), de mais uma edição da Ação Cidadania, iniciativa do governo municipal que leva serviços públicos essenciais, atendimentos de busca ativa e ações de acolhimento à população. A ação foi coordenada pela Secretaria de Habitação, com o apoio de diversas pastas e a participação de 150 servidores.
Durante o evento, moradores tiveram acesso a uma ampla variedade de serviços gratuitos, com destaque para a área da saúde, que registrou 974 atendimentos. Foram oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial, vacinas e orientações sobre prevenção ao câncer de mama. A campanha Agosto Lilás também marcou presença, garantindo atendimentos e encaminhamentos voltados às mulheres. Em parceria com a Uniodonto, houve ainda atendimentos de saúde bucal em consultório móvel.
Na área social, a Secretaria de Habitação realizou 128 atendimentos para cadastro habitacional, enquanto a Secretaria de Assistência Social registrou 105 atendimentos para o Cadastro Único, que garante acesso a programas de assistência social. O Fundo Social de Caraguatatuba distribuiu kits emergenciais de alimentos a 254 pessoas e promoveu a doação de 2 mil peças de roupas por meio do Varal Solidário.
As crianças também tiveram programação especial. A Secretaria de Urbanismo envolveu 195 alunos em atividades educativas de plantio de mudas e oficinas de pintura, pelo Projeto Arborizar. A Secretaria de Esportes organizou brincadeiras de Xadrez Gigante, com 40 participantes, e oito partidas de futebol com cerca de 200 crianças. Brinquedos infláveis, algodão-doce, pipoca e cachorro-quente completaram a programação recreativa.
O evento contou ainda com o suporte da Guarda Civil Municipal, da Defesa Civil e do setor de Trânsito, garantindo segurança e orientação ao público. A Diocese de Caraguatatuba e a Pastoral da Criança doaram frutas, enquanto os motoclubes Insanos e Lokas ofereceram uma macarronada solidária.
Entre os moradores atendidos, Júlia Márcia do Carmo, 32 anos, do bairro Pegoreli, destacou a importância da ação. Ela participou com o marido e os dois filhos, de 5 e 2 anos, para atualizar os cadastros habitacional e do Cadastro Único. “Moro de aluguel e meu sonho é conquistar a casa própria. O aluguel consome quase um terço do meu salário, dinheiro que poderia usar na alimentação das crianças. Ter uma casa própria daria mais estabilidade e eu poderia até ficar em casa cuidando deles”, comentou.
Além da Secretaria de Habitação, colaboraram na organização do evento as secretarias de Tecnologia da Informação e Inovação, Serviços Públicos, Educação, Turismo, Comunicação e o Gabinete do Prefeito. Autoridades municipais, incluindo o prefeito Mateus Silva, o vice-prefeito, secretários e vereadores, participaram do encontro, prestigiando e acompanhando as ações voltadas à comunidade.