Logo
Logo
Image

PATA recebe primeira doadora da campanha “Sangue Bom Pra Cachorro”

 16/05/2025 19h22whatsapp-image-2025-05-16-at-161807.jpeg

O Pronto Atendimento de Tratamento Animal (PATA), vinculado à Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Sebastião, recebeu na última quinta-feira (15/5) a primeira doação da campanha “Sangue Bom Pra Cachorro”, lançada no início de maio.

A primeira doadora foi a cadela Princesa, uma pitbull saudável de 3 anos, que ajudou a salvar a vida de Logan, um american bully diagnosticado com anemia profunda. “A doutora agiu corretamente ao solicitar a transfusão”, afirmou a tutora de Logan, Lina Moreira.

Determinada a salvar o cão, Lina mobilizou uma verdadeira força-tarefa. Acompanhada do marido, Sebastião Faria, e de outros familiares, ela levou Princesa até o PATA para a doação. “Gostaria muito que mais pessoas trouxessem seus animais para doar sangue. Ter bolsas armazenadas agiliza os procedimentos, e o tempo pode ser decisivo”, destacou Faria.

A campanha “Sangue Bom Pra Cachorro” segue ativa. Funciona de forma simples: o tutor cadastra seu animal no PATA e, em caso de necessidade, a equipe entra em contato para realizar a doação. São solicitadas informações básicas como nome do pet, idade e peso.

“Quando um animal precisar de sangue, chamamos o tutor cadastrado. O cão passa por uma avaliação clínica, faz hemograma e, se estiver apto, realizamos a coleta”, explicou a médica veterinária Myrian Id, coordenadora técnica do PATA. Segundo ela, por ora, será montado um banco de dados com possíveis doadores, já que as bolsas de sangue animal têm validade de cerca de 30 dias.

Como forma de incentivo, os animais doadores recebem o “Certificado de Coragem” – um registro simbólico do gesto solidário de salvar uma vida.

Image Image Image