Logo
Logo
Image

Paratletas de Caraguatatuba participam dos Jogos Escolares do Estado em São Paulo

paratletas-da-natacao-participam-dos-jogos-escolares-do-estado-de-sao-paulo.jpg

Sete paratletas da equipe de natação de Caraguatatuba embarcaram neste fim de semana para São Paulo, onde participam dos Jogos Escolares do Estado entre os dias 30 de junho e 4 de julho. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), referência nacional no esporte adaptado.

Os atletas integram o programa municipal Inclusão e Movimento, desenvolvido de forma integrada pelas secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Esportes, Educação e Saúde. Eles serão acompanhados pelos técnicos Thiago Intrieri, Fernando Santos e Lucas Santos.

Para Intrieri, a maioria dos atletas vivencia agora sua primeira competição, o que torna a experiência ainda mais marcante. “Queremos que aproveitem ao máximo essa viagem, que será também uma seletiva. Nosso objetivo é que todos continuem no esporte e reconheçam nele um meio de promover saúde, inclusão e convivência social”, explicou.

Antes da viagem, no sábado (28), os paratletas participaram de uma reunião técnica e do último treino preparatório na piscina do Cemug, no bairro Jardim Britânia, com presença dos responsáveis.

A pequena Lívia do Carmo, de apenas 10 anos, é a caçula da equipe e treina há dois anos. Animada, contou que a ansiedade pela estreia é grande: “Minha mala já está pronta desde quinta-feira”, revelou com entusiasmo.

Já Flávio Guilherme de Brito Servola, de 17 anos, está em sua segunda competição. Ele contou que fez boas amizades por meio da natação e destacou os benefícios da prática. “A natação me ajuda a controlar a ansiedade e me sinto mais saudável.”

Outro destaque da equipe é Thauan Rioli Cândido, que viverá sua primeira experiência longe da família. Para os pais, Erika e Wullian de Jesus, a vivência vai muito além da piscina. “Essa viagem representa um passo importante para o amadurecimento do nosso filho, tanto do ponto de vista psicológico quanto social. É um orgulho para todos nós.”

Image Image Image