Operação Caminho Inverso resulta em prisões e apreensão de 400 quilos de fios furtados em Caraguatatuba
29/07/2025 19h42
A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou, nesta segunda-feira (29), a Operação Caminho Inverso em Caraguatatuba, com o objetivo de combater a receptação de fios e cabos metálicos furtados de residências, empresas de telecomunicação e da concessionária Tamoios. A ação, coordenada pela Delegacia Sede de Caraguatatuba, vinculada à Delegacia Seccional de São Sebastião e ao DEINTER 1 de São José dos Campos, resultou na prisão de quatro pessoas — dois homens e duas mulheres — e na apreensão de cerca de 400 quilos de metais, fios e cobres.
A operação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Urbanismo e de Saúde (Vigilância Sanitária), além da Polícia Militar Rodoviária e Territorial, Guarda Civil Municipal e representantes das empresas vítimas dos furtos, que auxiliaram no reconhecimento dos materiais apreendidos.
Durante a ofensiva, 11 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Quatro deles foram interditados por falta de alvará e outras irregularidades, sendo também autuados administrativamente. Além dos metais furtados, os policiais apreenderam quatro balanças industriais de grande porte, utilizadas para pesar os objetos furtados e determinar o valor a ser pago aos criminosos pelos receptadores.
As quatro pessoas presas em flagrante responderão por receptação qualificada. Elas foram submetidas a exames médicos legais e encaminhadas para audiência de custódia no Poder Judiciário.
A Polícia Civil informou que as investigações prosseguem com o foco em identificar e prender os autores dos furtos, muitos deles associados a grupos e organizações criminosas que atuam nas margens de rodovias da região. A Operação Caminho Inverso faz parte de um esforço conjunto para interromper a cadeia criminosa desde a ponta da receptação até os furtadores.

