Mais de 900 pedidos de limpeza de fossa começam a ser atendidos em Caraguatatuba
27/05/2025 17h30
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, deu início à Operação Limpa-Fossa, com o objetivo de atender os 995 pedidos acumulados na Central 156 desde março de 2024. A ação emergencial prevê a conclusão de todos os chamados até o fim de junho.
A força-tarefa conta com seis caminhões hidrovácuo, cada um com capacidade para realizar, em média, dez atendimentos diários, entre esgotamento e limpeza de fossas sépticas em imóveis não atendidos pela rede pública de esgoto.
A operação foi motivada por relatos de demora no atendimento. Moradora do bairro Ponte Seca, Cleusa Maria de Fátima Silva relembra os transtornos enfrentados. “No ano passado, a fossa encheu muito e começou a transbordar. A gente ligava e nunca dava certo do caminhão vir. Chegamos a ficar até cinco meses sem limpar a fossa aqui”, contou.
Quem tem direito ao serviço
O serviço é gratuito, mas destinado apenas a imóveis sem ligação à rede de esgoto da Sabesp. Para solicitar, é necessário apresentar o Número de Identificação Social (NIS), informar o endereço completo, ponto de referência, se é cadastrado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e se o imóvel está localizado em condomínio.
O pedido deve ser feito diretamente pelo morador responsável, não sendo permitido solicitação por terceiros.
Como solicitar
As solicitações podem ser feitas pelos seguintes canais:
Central 156 – de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h;
Aplicativo Caraguatatuba 156 (opção “Limpeza de Fossa”);
Site: http://156.caraguatatuba.sp.gov.br
Serviço
Operação Limpa-Fossa
Atendimento: Central 156, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site 156.caraguatatuba.sp.gov.br
Horário da Central: Segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 15h
Documentos necessários: Número de Identificação Social (NIS) e endereço completo com ponto de referência
Condições: Imóveis sem acesso à rede de esgoto da Sabesp