Jazz e Vinhos impulsiona turismo e gera empregos com R$ 700 mil em vendas
10/06/2025 16h26
A 7ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada entre os dias 5 e 8 de junho, em Caraguatatuba, encerrou com balanço positivo: foram R$ 700 mil em vendas, 150 empregos diretos gerados e um público estimado em 20 mil pessoas, sendo 30% composto por turistas vindos de diversas regiões.
De acordo com a Secretaria de Turismo, o evento teve impacto direto nos setores de alimentação, hospedagem e serviços. Além dos estandes de vinhos e alta gastronomia, o festival ofereceu uma programação musical de qualidade, com grandes nomes do jazz, blues e instrumental como Blues Beatles, Leo Gandelman, Izzy Gordon e Derico, que encerrou o festival no domingo (8).
Também subiram ao palco da Praça da Cultura diversos artistas locais e da região, como Cassiano Sax, Felipe Blu, Vinícius Andrade Quarteto, Classe A Jazz Quartet, Dom Cray & Banda Vitória Soul, Original Jazz Band, Quarteto Jazz & Cia, Esdras Cabral e Almir Clemente Quarteto.
A Secretaria destacou que os 150 contratos temporários gerados foram, principalmente, nas áreas de produção de eventos, atendimento e logística, contribuindo para fortalecer a cadeia produtiva local, incluindo fornecedores de som, estruturas e transporte.
Realizado no mesmo fim de semana do Circuito Mares – que reuniu cerca de 3 mil atletas e mais de 6 mil espectadores –, o festival ampliou o fluxo de visitantes na cidade. “Casar os dias do Jazz & Vinhos com o Circuito Mares foi válido para oferecer mais uma experiência aos atletas que vieram a Caraguatatuba e movimentar ainda mais o festival, que é tão aguardado na cidade”, afirmou a secretária de Turismo, Bianca Colepicolo.
Para 2026, a expectativa é ampliar a capacidade do evento e aprimorar sua estrutura. Ainda este ano, o formato deverá ser replicado durante o Festival Rock & Beer, previsto para os dias 19 a 21 de setembro.

