Incêndio em morros de Caraguatatuba mobiliza equipes regionais e helicóptero Águia
30/07/2025 10h41
Desde a tarde de ontem (29), o Corpo de Bombeiros intensificou as ações de combate a dois focos de incêndio em áreas de mata de Caraguatatuba: o Morro da Martin de Sá e o Morro do Chocolate. Por conta dos ventos, as chamas se alastraram rapidamente, exigindo a mobilização de reforços e a adoção de estratégias emergenciais.
Foi acionado o plano de chamada, o que possibilitou a atuação de militares que estavam de folga ou em funções administrativas. Também foi enviada uma equipe de São Sebastião para reforçar o trabalho. A situação exigiu o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, que disponibilizou caminhões-pipa, fundamentais para o abastecimento de água, já que o Corpo de Bombeiros da cidade está operando com apenas um caminhão para combate direto às chamas. O prefeito Mateus Silva e o secretário de Segurança Pública, César Augusto, acompanharam de perto a operação.
Apesar da gravidade, todas as residências próximas foram preservadas e protegidas. Durante a noite, as equipes permaneceram em pontos estratégicos para garantir a segurança da população e evitar que o fogo atingisse áreas habitadas. O helicóptero Águia foi acionado ainda ontem, mas, por conta da proximidade do pôr do sol e das normas de segurança de voo (só podendo operar com visibilidade), o apoio aéreo não foi possível naquele momento.
Na manhã desta quarta-feira (30), o Águia já pousou e iniciou o voo de reconhecimento da área. A captação da água será feita na Lagoa Azul, no bairro Capricórnio. Uma nova equipe do Corpo de Bombeiros de Ubatuba também chegou para reforçar a operação. Os focos mais intensos se concentram em locais de difícil acesso terrestre, o que torna o apoio aéreo ainda mais essencial.
O Tenente Veras esteve à frente da operação ontem, sendo substituído nesta quarta pelo Tenente Lafael. O Corpo de Bombeiros orienta que, caso novos focos de incêndio sejam identificados, a população entre em contato imediatamente pelo número 193.
A recomendação às comunidades próximas é de manter a calma. Todos os recursos disponíveis estão sendo empregados, sem comprometer os demais atendimentos de emergência da região.


