Imóveis com área divergente terão novo cálculo de IPTU em Ilhabela
16/06/2025 08h23
A Prefeitura de Ilhabela inicia, a partir de 25 de junho, a emissão do IPTU Complementar, voltado aos imóveis que apresentam diferença entre a área construída real e a registrada junto ao município. O objetivo é atualizar a base de cálculo do imposto, considerando eventuais ampliações ou alterações não informadas no cadastro original.
Os contribuintes podem consultar os dados atualizados do seu imóvel no site oficial da Prefeitura. Para quem optar pelo pagamento à vista, a guia única terá vencimento no dia 27 de junho. Já os que preferirem parcelar poderão quitar o débito em até sete vezes, com a primeira parcela vencendo em 30 de junho. Neste caso, não há desconto para o pagamento em cota única.
Caso haja discordância nas medições, os proprietários poderão apresentar recurso, protocolando o pedido de revisão tanto de forma on-line, pelo site da Prefeitura, quanto presencialmente no Via Verde (Avenida Princesa Isabel, nº 1333), de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
A Prefeitura reforça ainda que o IPTU Complementar é uma cobrança adicional e independente do IPTU regular. Portanto, quem já está pagando o imposto anual parcelado deve seguir quitando normalmente as parcelas previamente emitidas.
Mais informações podem ser acessadas no portal oficial do município: www.ilhabela.sp.gov.br.