Logo
Logo
Image

Ilhabela terá nova base de bombeiros guarda-vidas e pelotão náutico para reforçar segurança

 15/08/2025 15h16prefeito-toninho-colucci-conquista-nova-base-dos-bombeiros-guarda-vidas-e-pelotao-nautico-em-ilhabela.jpg

Na última quinta-feira (14), o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, esteve no local onde será construída a nova Base dos Bombeiros Guarda-Vidas e do Pelotão de Bombeiros Náutico. A visita contou com a presença do comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), tenente-coronel Valdizar, e de integrantes da Prefeitura. A iniciativa representa mais um avanço importante na segurança pública do município.

Em 2010, após articulação de Colucci e com o apoio do então senador Major Olímpio, Ilhabela recebeu sua primeira base do Corpo de Bombeiros. Até então, o atendimento de ocorrências dependia de equipes de São Sebastião, que precisavam atravessar de balsa, o que comprometia o tempo de resposta e colocava vidas em risco. Hoje, a cidade conta com uma unidade equipada, que será fortalecida com a implantação do Pelotão Náutico, garantindo mais rapidez e eficiência nos atendimentos.

Atualmente, a maior parte das ocorrências do Pelotão Náutico de São Sebastião acontece em Ilhabela, que possui mais de 40 praias, muitas de difícil acesso por terra. A nova estrutura permitirá reduzir o tempo de resposta em resgates no mar, salvamentos em praias isoladas e atendimentos a comunidades tradicionais. O posicionamento estratégico também dará cobertura mais ágil para o canal de navegação e o Porto de São Sebastião.

“Esta é mais uma conquista que demonstra nosso compromisso com a segurança e a vida. Estamos trazendo para Ilhabela uma estrutura que vai salvar vidas, com mais rapidez e eficiência. É fruto de união, planejamento e visão de futuro. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, ao comandante Valdizar e ao Corpo de Bombeiros por acreditarem nesta parceria”, afirmou Colucci.

O novo efetivo contará com cinco bombeiros militares na Estação de Bombeiros Guarda-Vidas, em regime de 12x36 horas, e 20 guarda-vidas voluntários contratados pela Prefeitura, garantindo cobertura constante nas áreas de banho. No mar, o Pelotão Náutico terá 14 bombeiros militares, em regime 24x48, atuando em resgates e ocorrências envolvendo embarcações, assegurando proteção integral no arquipélago.

A Prefeitura será responsável pela infraestrutura, reunindo em um só espaço o efetivo, equipamentos, viaturas e duas embarcações modernas que permanecerão 24 horas no mar para pronto-atendimento, além de área de treinamento para a tropa. A medida reforça o compromisso da administração municipal com a segurança e a qualidade de vida de moradores e visitantes.

Image Image Image