Ilhabela realiza emocionante captação de órgãos e reforça compromisso com saúde humanizada
24/07/2025 19h19
Na madrugada de sexta para sábado (18 e 19 de julho), Ilhabela foi palco de um dos atos mais emocionantes e solidários da medicina: a doação de órgãos. No Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior, um paciente de 53 anos, com morte encefálica confirmada, teve seus rins captados para transplante — gesto que permitirá uma nova chance de vida para duas pessoas que aguardavam na fila do Sistema Nacional de Transplantes.
O procedimento foi realizado com sucesso por uma equipe especializada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a equipe médica do hospital local. Todo o processo seguiu protocolos rigorosos, com total acolhimento e respeito à família do doador. O Yacht Club de Ilhabela também prestou apoio logístico, facilitando o transporte dos órgãos.
O prefeito Toninho Colucci destacou a importância da ação: “Ilhabela tem orgulho da estrutura e da equipe do Hospital Mário Covas. Ver nossa cidade participando de uma iniciativa que salva vidas mostra que estamos no caminho certo: investindo em saúde com responsabilidade, respeito e humanidade. Agradeço imensamente à família do doador e a todos os profissionais envolvidos”.
Para o diretor administrativo do hospital, Henrique Simões, a ação representa um marco: “Tudo isso é possível graças à visão que o prefeito Toninho Colucci tem para a Saúde, com investimentos que realmente melhoram a vida das pessoas”.
A secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, também reforçou o compromisso da gestão: “A doação de órgãos representa o mais bonito gesto de amor ao próximo. Ver Ilhabela envolvida em uma ação tão nobre é motivo de orgulho e reafirma nosso compromisso com uma saúde pública cada vez mais humana, eficiente e preparada”.
Como se tornar doador
A doação só é realizada com autorização familiar. Por isso, o primeiro passo é conversar com seus entes queridos e expressar o desejo de ser doador. Apesar da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) incluir o campo “doador de órgãos”, essa informação ainda não tem validade legal.
Para facilitar esse processo, o Ministério da Saúde lançou a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos, que pode ser feita online, de forma simples e segura, no site:
www.gov.br/pt-br/servicos/autorizar-doacao-de-orgaos-e-tecidos
Obras e investimentos no hospital
O gesto de solidariedade aconteceu em meio à maior obra de modernização já realizada no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior. Com investimento de R$ 48,7 milhões, a ampliação da unidade garantirá atendimento de excelência para os próximos 30 anos.
Em 2024, foi entregue o novo bloco do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), com novos consultórios, laboratório, sala de imobilização ortopédica e tomógrafo de última geração. Em março deste ano, foi inaugurada a nova ala de internação, com 42 leitos e infraestrutura moderna.
E no próximo mês de setembro, durante o aniversário de 220 anos de Ilhabela, a nova ala administrativa e de serviços será entregue, consolidando um novo patamar para a saúde pública da cidade.