Hospital Municipal Mário Covas completa 23 anos com obras de modernização em andamento
02/07/2025 11h19
O Hospital Municipal Mário Covas Junior celebra nesta quarta-feira (2) seu 23º aniversário, em uma data simbólica que também marca o Dia do Hospital. Para comemorar, será realizada uma cerimônia festiva às 17h, com visita guiada pelas obras de ampliação da unidade e um coffee break.
Inaugurado em 2002, quando o atual prefeito Toninho Colucci era secretário de Saúde, o hospital representou um marco para Ilhabela, garantindo às gestantes o direito de darem à luz na cidade e ampliando o acesso da população a serviços hospitalares de qualidade.
Desde 2023, a unidade passa por uma ampla obra de modernização, com investimento histórico de R$ 48,7 milhões. O objetivo é transformar o hospital para atender às demandas dos próximos 30 anos com mais eficiência, conforto e segurança. A primeira etapa foi entregue em 2024 com a inauguração do bloco do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), que conta com consultório de Ortopedia, laboratório de análises clínicas, sala de imobilização ortopédica e um novo tomógrafo com 80 canais, capaz de realizar exames mais detalhados, inclusive cardíacos.
Em março, foi inaugurada a nova ala de internação, com 42 leitos — dois deles de isolamento —, infraestrutura moderna e equipamentos de última geração. O espaço conta com sistema inteligente de chamado de enfermagem por comando de voz, carrinhos de medicação atualizados e recursos que permitem a preparação de medicamentos à beira-leito, promovendo mais agilidade e segurança no atendimento.
Já em setembro, como parte das comemorações pelos 220 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, será entregue a nova ala administrativa e de serviços do hospital.
“O compromisso da nossa gestão é garantir que a população de Ilhabela tenha acesso a um atendimento de qualidade, com estrutura adequada e moderna. Esse investimento reforça nosso objetivo de oferecer um serviço hospitalar mais eficiente, humanizado e seguro para todos que precisam”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
O Hospital Mário Covas Junior é totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com todos os serviços oferecidos de forma 100% gratuita, financiados em sua maioria com recursos dos royalties do petróleo.