Logo
Logo
Image

Fundacc inicia oficinas culturais em Caraguatatuba com mais de 5,5 mil alunos inscritos

 17/03/2025 18h03mais-de-5-mil-alunos-iniciam-aulas-nas-oficinas-culturais-da-fundacc.jpg

Teve início na última segunda-feira (10/3) as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Com polos distribuídos de norte a sul da cidade, a iniciativa atende moradores dos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Prof.ª Adaly Coelho Passos, que neste ano recebe aulas de audiovisual.

Ao todo, 5,5 mil alunos de diferentes idades se inscreveram para participar das oficinas, que abrangem diversas modalidades nas áreas de Teatro e Arte Circense, Dança, Literatura, Música, Artes Plásticas, Artesanato, Folclore e Tradições Populares, além de Audiovisual, Fotografia e Novas Mídias. Para atender essa demanda, a Fundacc recebeu propostas de mais de 240 artistas orientadores, dos quais 70 foram contratados.

As oficinas são gratuitas e têm como objetivo democratizar o acesso à cultura, incentivar novos talentos e contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual dos participantes. Interessados em se inscrever ainda podem procurar o polo cultural mais próximo para verificar a disponibilidade de vagas e as modalidades oferecidas.

Novidades para 2025

Este ano, a Fundacc traz novidades na área de Folclore e Tradições Populares, com oficinas de maracatu e de agbê, realizadas no bairro Barranco Alto. O maracatu é uma manifestação cultural brasileira que envolve música, dança e cortejo, utilizando instrumentos como alfaia, agbê, caixa de bateria e agogô.

Já a oficina "Agbê: Tocar, Dançar, Cantar e Encantar" explora os ritmos do instrumento, uma espécie de chocalho do maracatu feito de cabaça revestida de miçangas. Os participantes aprendem a tocar, dançar e cantar, além de vivenciar movimentos inspirados nas danças de maracatu, toque e dança dos orixás e outros ritmos da cultura popular. Ambas as oficinas são destinadas a alunos a partir de 9 anos.

Encontro de artistas orientadores

Os artistas orientadores selecionados foram recepcionados no dia 7/3, no auditório do polo cultural do Centro. O evento contou com a presença do presidente da Fundacc, Adba Cuba, dos coordenadores técnicos, do prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, e da ex-presidente da Fundacc e atual secretária municipal de Governo, Eloíza Andrade Antunes.

Durante o encontro, os artistas receberam as boas-vindas e participaram de uma palestra sobre Microempreendedor Individual (MEI), ministrada por Cauê Rubio, representante do Sebrae e da Secretaria de Governo. O objetivo foi fornecer informações sobre formalização e oportunidades para os profissionais da cultura.

Com uma programação ampla e inclusiva, a Fundacc reafirma seu compromisso com a valorização da cultura e o desenvolvimento artístico da população de Caraguatatuba.

Image Image Image