Festival do Camarão em Ilhabela já atraiu mais de 7 mil pessoas no Boteco do Camarão
26/08/2025 11h16
Ao menos 7,4 mil pessoas passaram no último fim de semana pelo Boteco do Camarão, estrutura montada na Praça da Bandeira, no centro histórico de Ilhabela, dentro da programação do 30º Festival do Camarão. O Boteco funciona até o dia 31 de agosto, enquanto o festival segue nos 69 restaurantes participantes até 8 de setembro.
Entre os atrativos mais procurados do Boteco estão as aulas-show com chefs renomados e convidados especiais, que preparam ao vivo receitas exclusivas à base de camarão. O público acompanha de perto ou pelos telões instalados na estrutura. No sábado (23), o apresentador e vice-presidente da RedeTV, Marcelo de Carvalho, comandou a cozinha e preparou o Camarão à Provençal La Paillote, prato que marcou sua infância. Carismático, o empresário interagiu com os visitantes, explicou cada etapa do preparo e compartilhou a iguaria com alguns privilegiados. Ele foi auxiliado pelo chef italiano Giuseppe Liveli, do restaurante Il Giramondo, e pelo sushiman Gustavo Monteiro, do Vila Sushi, representando o instituto Ietech.
Durante sua participação, Marcelo elogiou a atmosfera do festival e destacou a relação de Ilhabela com o “estilo Hamptons”, conhecido pela sofisticação leve e ambientes clean & chic. A presidente da Associação Comercial de Ilhabela, Helô Lacerda Franco, reforçou a conexão entre o lifestyle da ilha e a proposta do evento ao afirmar que Ilhabela já tem esse espírito Hamptons, que mistura o charme da praia com a sofisticação leve.
No domingo, foi a vez de Giuseppe Liveli apresentar o prato do Il Giramondo no festival: o Cous Cous Uariní, que une ingredientes amazônicos, como tucupi e banana-da-terra, a sabores do litoral, incluindo camarões flambados na cachaça de jambu e um toque de maracujá. Além das atrações no Boteco, os visitantes podem aproveitar a programação completa nos restaurantes participantes, que trazem criações exclusivas. O camarão aparece em diferentes versões: moquecas, risotos, massas, pizzas, petiscos, recheios de salgados e até receitas criativas no abacaxi.
O festival reúne estabelecimentos tradicionais e novidades da gastronomia ilhabelense, entre eles: Abayomi, Água Ilha da Princesa, All Mirante, Atemoya, Auga Ilhabela, Bistrô Malagueta, DPNY, Il Giramondo, Ilha Deck, Ilhabela Sushi, Manapani, Pizzaria Elite, Point do Acarajé, Viana, Yacht Club, entre muitos outros.
O 30º Festival do Camarão é uma realização conjunta entre a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI) e a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O evento acontece de 1º a 8 de setembro nos restaurantes participantes, enquanto o Boteco do Camarão segue até 31 de agosto, de quinta a domingo, na Praça da Bandeira.