Festival de dança marca reabertura do Teatro Mario Covas em Caraguatatuba
09/06/2025 15h19
Caraguatatuba volta a ser palco de grandes espetáculos com a realização da 14ª edição do Festival “Litoral em Dança”, que acontece de 19 a 22 de junho no Teatro Mario Covas. O evento marca a reabertura oficial do espaço cultural, que foi revitalizado e agora conta com climatização, oferecendo mais conforto ao público.
A programação começa no dia 19, às 20h, com o espetáculo “Memórias de um Contorno”, apresentado pelo Corpo de Baile de Caraguatatuba (CBC). Já nos dias 20, 21 e 22, o festival promove suas mostras competitivas a partir das 18h. A entrada é gratuita, com a doação de 1kg de alimento não perecível.
Criado em 2005 pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), o festival tem como proposta valorizar, difundir e incentivar a dança em seus diversos estilos. Estão confirmadas apresentações de grupos, companhias e academias nas modalidades balé clássico, neoclássico, contemporâneo, jazz, sapateado, danças urbanas e populares, entre outras.
Além das apresentações, o evento oferece uma série de workshops e rodas de conversa gratuitas, com a presença de mestres da dança e produtores culturais. As atividades envolvem técnicas de dança clássica, urbana, de salão, contemporânea e sapateado.
A premiação contemplará os três primeiros colocados de cada categoria, além de destaques como melhor grupo, coreógrafo, bailarino, bailarina, revelação e figurino. Os prêmios homenageiam personalidades que contribuíram com a dança no município, como Maria Luiza Guimarães, Suely Loyola (in memoriam) e Cristina Neves.
Durante os quatro dias de evento, o público também poderá aproveitar uma praça de alimentação com food trucks e uma loja especializada em artigos de dança.
Espetáculo de abertura: “Memórias de um Contorno”
Inspirado na exposição fotográfica “Mudanças de um Contorno”, de Felipe Samurai, o espetáculo de abertura propõe uma reflexão poética sobre as transformações provocadas pelas obras dos contornos da Rodovia dos Tamoios. A montagem reúne dança e imagem em uma interpretação sensível das mudanças externas e internas vividas pelas pessoas. A coreografia é assinada por Cristina Neves, Júnior Pain e Kaiky Martins.