Festival da Tainha atrai 20 mil pessoas e movimenta a região sul de Caraguatatuba

A 20ª edição do Festival da Tainha reuniu cerca de 20 mil pessoas entre os dias 9 e 13 de julho, na Praça de Eventos do Porto Novo, zona sul de Caraguatatuba. Consolidado como um dos eventos mais tradicionais da cidade, o festival celebrou a rica herança caiçara por meio da gastronomia, música, artesanato e cultura popular.
Durante os cinco dias de festa, aproximadamente 4,2 toneladas de tainha foram consumidas em diversas receitas que encantaram moradores e turistas. Além do tradicional peixe, o público teve à disposição uma variedade de pratos típicos da culinária regional, doces artesanais e produtos confeccionados por artistas locais.
A programação ofereceu ainda apresentações musicais, contação de histórias e lendas caiçaras, atividades para as crianças, exposição de artesanato identitário, além de uma casa caiçara com fogão à lenha, que reproduzia fielmente o modo de vida das comunidades tradicionais.
A cerimônia de abertura, realizada na quarta-feira (9), reuniu autoridades e moradores em uma noite especial. Estiveram presentes o prefeito Mateus Silva, a presidente do Fundo Social e primeira-dama, dra. Talita Carneiro, o presidente da Fundacc, Adba Cuba, e a secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, entre outros representantes municipais. A edição também prestou homenagem aos pescadores Ladsla Coelho Crispim e Túlio Amaral dos Santos, figuras importantes da comunidade pesqueira local.
Após a solenidade, a Banda Municipal Carlos Gomes, sob a batuta do maestro Evandro Silva, abriu as apresentações culturais. O encerramento da noite ficou por conta da banda Bichos da Costeira, que animou o público com muito reggae caiçara.