Logo
Logo
Image

Festival da Sardinha movimenta Ilhabela com gastronomia e atrações musicais

 11/06/2025 19h08sme_2162.jpg

Ilhabela vive o clima do Festival da Sardinha, que em 2024 acontece em dois momentos distintos, movimentando o Mercado do Peixe e a Praia de Santa Tereza com programação gastronômica e musical.

No Mercado do Peixe, no Perequê, a programação está na reta final e segue até o próximo domingo (15). Durante o evento, todos os quiosques oferecem diversas opções de petiscos e pratos preparados com sardinha, um dos peixes mais populares da culinária brasileira. Além da gastronomia, os visitantes têm a oportunidade de comprar sardinhas frescas diretamente dos pescadores locais. Desde o início da programação, já foram comercializados mais de 30 kg de sardinha artesanal.

Quem deseja levar o peixe para casa ou consumi-lo no local pode adquirir o produto por apenas R$ 20,00 nos boxes e solicitar o preparo em qualquer quiosque do Mercado. A proposta do festival é valorizar o trabalho dos pescadores artesanais, promover a cultura caiçara e aproximar moradores e turistas da tradição pesqueira da cidade.

Entre as opções de pratos servidos, estão a sardinha frita com molho tártaro, a sardinha assada com pesto de coentro, escabeche com mini cebolas e batata pirulito, além de versões grelhadas acompanhadas de arroz, farofa e saladas. O Mercado do Peixe fica na Avenida São João, nº 268, no Perequê.

13º Festival da Sardinha segue na Praia de Santa Tereza

Na próxima semana, o Festival da Sardinha segue com sua programação principal, entre os dias 19 e 22 de junho, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Realizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, o evento acontece na Praia de Santa Tereza e promete atrair grande público com uma combinação de música, gastronomia e tradição.

Entre as atrações musicais já confirmadas estão a cantora Elba Ramalho, a banda Bicho de Pé, além de DJ’s e artistas locais. Enquanto isso, pescadores e cozinheiros apresentarão pratos típicos preparados com sardinha em diversas versões, como na brasa, frita e em escabeche.

Mais do que um evento gastronômico, o festival celebra a herança caiçara, valoriza a cultura local e contribui para o fortalecimento do turismo e da economia de Ilhabela.

Image Image Image