Logo
Logo
Banner

Centro de Triagem Serramar passa a ser obrigatório para caminhões com destino ao Porto de São Sebastião

 30/10/2025 14h501761820743.jpg

Desde a última quarta-feira (29), todos os caminhões que se dirigem ao Porto de São Sebastião são obrigados a passar pelo Centro de Triagem Serramar, área de apoio logístico localizada no bairro Pontal de Santa Marina, em Caraguatatuba. O espaço funciona mediante agendamento prévio pelas transportadoras credenciadas.

Com 32 mil m², a Área de Apoio Logístico Portuário (AALP) conta com estacionamento, banheiros, refeitório, área de descanso e monitoramento 24 horas. Nesta primeira fase, a estrutura pode receber até 150 caminhões simultaneamente, com possibilidade de ampliação para 500 veículos.

De acordo com Ernesto Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), a medida representa um importante avanço operacional.

“A implantação do Centro de Triagem Serramar representa um avanço na logística do porto. Além de organizar a entrada dos caminhões, garante mais segurança e conforto aos motoristas e contribui diretamente para a redução do impacto ambiental nas áreas urbanas próximas ao terminal”, destacou.

O credenciamento foi oficializado por portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em setembro, que também institui uma Comissão Especial responsável por propor ajustes e adequações quando necessário. A CDSS será responsável pela fiscalização contínua das atividades no local.

O Porto de São Sebastião, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), segue investindo em modernização e sustentabilidade. Uma das áreas do terminal deverá ser arrendada em 2026, elevando a capacidade de movimentação para 4,3 milhões de toneladas anuais. A implantação da AALP faz parte desse planejamento estratégico, voltado à eficiência e à redução de emissões de poluentes.

Além de otimizar o fluxo de caminhões e reduzir congestionamentos, o Centro de Triagem oferece melhores condições de trabalho e descanso aos motoristas, contribuindo para menor consumo de combustível e redução da emissão de gases de efeito estufa.

Image Image Image