Logo
Logo
Image

Caraguatatuba sedia maior congresso de turismo de natureza do Brasil em setembro

 04/08/2025 20h4754700190801_914f3cf6f2_z.jpg

Caraguatatuba será palco, entre os dias 3 e 6 de setembro, do Abeta Summit 2025, o maior congresso brasileiro voltado ao ecoturismo e turismo de aventura. Realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o evento deve reunir mais de 400 profissionais, empresários, gestores públicos e entusiastas do setor em uma programação intensa e interativa.

A edição deste ano destaca o potencial turístico do Litoral Norte de São Paulo, uma região cercada pela Serra do Mar e repleta de praias, ilhas, florestas, cachoeiras, montanhas e comunidades tradicionais. “O Abeta Summit é uma oportunidade para contribuir com o fortalecimento do setor local, oferecer ferramentas de qualificação, palestras e conscientização sobre o território”, afirma o diretor-executivo da Abeta, Luiz Del Vigna.

A programação inclui palestras, painéis, workshops, rodadas de negócios e dois eventos paralelos — o Seminário Paulista de Trilhas e o Encontro de Gestores Municipais de Turismo. Os temas abordam desde mudanças climáticas e sustentabilidade até financiamento de parques de aventura e o papel do poder legislativo no turismo de natureza.

 

Entre os destaques estão:

Palestra Magna: Turismo, mudanças climáticas e COP30

Painel Inspira: Turismo em Parques Naturais

Painel Técnico: Desenvolvendo Destinos de Natureza

Oficina: Concepção e Viabilidade de um Parque de Aventuras

Palestra: Qual o tamanho do mercado de Turismo de Aventura no Brasil?

 

A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Bianca Colepicolo, celebra a escolha da cidade como sede do congresso. “Receber o Abeta Summit é um passo importante para o turismo da cidade, pois destaca nossas atividades e impulsiona o mercado interno e externo”, afirmou. Ela destaca que 70% do território do município está inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, com atrativos como trilhas, cachoeiras, mirantes, áreas para voo livre, mergulho, esportes náuticos e pesca.

A partir do segundo dia do evento, moradores e turistas poderão participar gratuitamente das palestras, ampliando o diálogo com a comunidade sobre temas essenciais como inovação, sustentabilidade e segurança em atividades de aventura.

 

Image Image Image