Caraguatatuba inicia campanha de vacinação contra a gripe
08/04/2025 07h35
Caraguatatuba deu início nesta segunda-feira (7), Dia Mundial da Saúde, à campanha de vacinação contra a gripe. O município recebeu 12,9 mil doses, que já estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com exceção da unidade do Tabatinga.
Logo nas primeiras horas da manhã, dezenas de moradores compareceram à UBS do Sumaré, no Centro, para garantir sua imunização. O secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti, acompanhou o início da campanha e destacou a importância da vacinação para o controle de doenças respiratórias graves.
“Hoje é o início de uma série de esforços para proteger a população contra doenças graves e potencialmente fatais. A vacinação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir a propagação de doenças e proteger a saúde das pessoas, especialmente das mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas”, afirmou o secretário.
Nesta primeira etapa, a vacinação é voltada aos grupos prioritários: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde, professores, população privada de liberdade e funcionários do CDP.
Para receber a dose, basta procurar uma UBS entre 7h30 e 16h, portando documentos como cartão SUS, documento com foto e, nos casos específicos, comprovantes de vínculo ou laudos médicos. Não é necessário agendamento.
Documentos necessários por grupo:
Todos os grupos: Caderneta de vacinação, cartão SUS e documento com foto
Pessoas com comorbidades: Declaração médica
Profissionais da saúde: Carteira de trabalho, crachá ou holerite
Professores: Documento que comprove vínculo ativo com a profissão
Demais grupos: Comprovação de vínculo trabalhista
A vacina trivalente disponibilizada pelo SUS protege contra os vírus da Influenza B, Influenza A H1N1 e Influenza A H3N2. Ela não é recomendada para crianças menores de seis meses e para pessoas que tenham apresentado reação anafilática grave a doses anteriores.
Além da imunização, a Secretaria de Saúde reforça a importância de medidas preventivas, como a higienização frequente das mãos, ambientes arejados, boa alimentação e hidratação, além da limpeza regular do ambiente doméstico.