Caraguatatuba decreta situação de emergência após ventania e intensifica ações de recuperação
29/07/2025 18h27
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, decretou situação de emergência nesta terça-feira (29) em razão dos estragos provocados pelos fortes ventos que atingiram a cidade na segunda-feira (28). Com rajadas de até 85 km/h, a ventania causou destelhamentos em casas, comércios, escolas e prédios públicos, quedas de árvores, interdições de vias e rompimento de fiações elétricas, afetando diversas regiões do município.
O decreto, com validade de 180 dias, autoriza a adoção de medidas emergenciais para reparos estruturais, assistência social e solicitação de apoio financeiro e operacional junto aos governos estadual e federal. Com a medida, a Prefeitura poderá agilizar a reconstrução de equipamentos públicos, desobstrução de vias, restauração da rede elétrica em parceria com a EDP e fornecimento de materiais de reparo às famílias afetadas.
“O decreto nos dá respaldo legal para acelerar a recuperação da cidade e garantir segurança à população. Estamos mobilizados, com união de esforços das equipes municipais e apoio dos governos estadual e federal, para restabelecer a normalidade o quanto antes”, afirmou o prefeito Mateus Silva.
Trabalho intensificado nas ruas
Desde o início da ocorrência, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) atuam em diferentes regiões da cidade. Somente pelo canal de emergência 199 da Defesa Civil foram registradas dezenas de quedas de árvores. Os bairros mais afetados foram Massaguaçu (17 ocorrências), Indaiá (9), Jardim Gaivotas (6), Martim de Sá (4), Sumaré (4) e Jetuba (4). Também foram atendidos casos em outros 18 bairros, além de oito ocorrências com risco de queda de árvores e quatro casos de destelhamentos.
O Corpo de Bombeiros também prestou apoio com ações de corte e remoção de árvores e combate a focos de incêndio registrados nos bairros Olaria, Sumaré, Martim de Sá, Praia Brava, Porto Novo e Jardim Santa Rosa (região do Morro do Chocolate).
Segundo a EDP Bandeirante, mais de 90% dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido já estavam com o serviço restabelecido até a manhã de terça-feira. As equipes da concessionária continuam atuando em locais com ocorrências mais complexas, como quedas de árvores sobre a rede elétrica.
Para reforçar os trabalhos em Caraguatatuba e São Sebastião — cidades mais impactadas pela passagem do ciclone extratropical — equipes de outras regiões foram deslocadas. As ações envolvem a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais.
Abastecimento de água afetado
A interrupção do fornecimento de energia também comprometeu temporariamente o abastecimento de água em bairros como Jaraguazinho e Sumaré, na região central. De acordo com a Sabesp, a situação foi normalizada no fim da tarde de terça-feira (29).



