Atletas de Caraguatatuba conquistam destaque internacional no vôlei de praia
11/05/2025 08h11
As atletas Lucília Rosa e Kawane Caldeira, do Centro de Treinamento (CT) Caraguatá, colocaram o nome de Caraguatatuba e do litoral norte paulista entre os grandes do vôlei de praia sul-americano. Representando o Brasil no Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, realizado na última semana, no Peru, a dupla conquistou um resultado inédito: ficaram entre as 10 melhores da América do Sul, alcançando a 9ª colocação geral. É a primeira vez que uma dupla feminina paulista é convocada para disputar essa competição internacional.
Com muita garra, as jogadoras enfrentaram duplas do Paraguai, Peru e Chile, acumulando experiências valiosas e reforçando o protagonismo do litoral paulista no cenário esportivo. “Foi especial demais. A experiência com times internacionais é sensacional, uma troca que nos faz crescer”, celebrou Lucília Rosa.
Raízes no litoral e paixão pelas areias
Lucília, natural de Jacareí, iniciou no vôlei aos 13 anos, nas quadras. A migração para a areia veio apenas aos 30, já em Caraguatatuba. “Comecei a treinar quando conheci a professora Shirlei Arantes, que também era atleta. Meu marido treinava com ela e eu fui ver como era. Me apaixonei e nunca mais parei”, conta. Desde então, foi treinada também por Cleber e Gil, e hoje é comandada por Marcelo Marcondes, responsável por lapidar o talento da dupla.
Com passagens marcantes pelo cenário nacional e internacional, Lucília traz no currículo conquistas como vice-campeã brasileira, 5º lugar no Circuito Mundial e 9º lugar no Campeonato Mundial.
Kawane Caldeira é nascida e criada em Caraguatatuba. Começou no esporte aos 12 anos, ainda na escola, incentivada por uma professora. Sua formação na praia também passou pelas mãos de Shirlei Arantes, e hoje é treinada por Marcelo. A atleta já foi vice-campeã brasileira, campeã paulista e agora celebra sua estreia no Sul-Americano: “Foi muito importante para nossa carreira. Jogar contra outros países nos agrega muito”, afirma.
Treinos intensos e sonhos grandes
A rotina da dupla é intensa: treinos com bola pela manhã e atividades físicas e psicológicas à tarde, de segunda a sexta. Tudo isso com o apoio indispensável da família, patrocinadores locais e equipe técnica, que garantem desde suplementos e fisioterapia até os biquínis de competição.
Apesar do destaque nacional e internacional, a dupla ainda aguarda apoio oficial da Prefeitura de Caraguatatuba. “Temos esperanças que neste ano consigamos esse respaldo institucional. Isso faz toda a diferença”, dizem.
E os desafios seguem: já nesta segunda-feira (12), elas embarcam para Aracaju, onde disputarão mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. O objetivo é claro: alcançar o topo. “Quero ser campeã brasileira e estar entre as 16 melhores duplas do país. Hoje estamos em 26º lugar, mas seguimos firmes”, afirma Kawane.
Além dos títulos, Lucília também revela um sonho coletivo: “Quero ver cada vez mais crianças praticando vôlei de praia. Nosso esporte tem muito a crescer”.
Caraguatatuba, com certeza, já se orgulha dessa trajetória.



