Logo
Logo
Image

Após ventania, São Sebastião realiza mutirão de atendimentos em diversas regiões

 29/07/2025 22h32whatsapp-image-2025-07-29-at-165942.jpeg

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de São Sebastião atuaram em diversas ocorrências causadas pelo forte vendaval que atingiu o município na madrugada de segunda-feira (28/7). Colaboradores das sete regionais atenderam casos de destelhamentos, quedas de árvores, falta de energia e danos em estruturas públicas.

Um dos principais atendimentos foi no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Enseada, cuja estrutura foi totalmente comprometida pelos ventos. Já havia previsão de reforma no local. Em Boraceia, houve queda de fios de alta tensão na Alameda Mauá e de uma árvore em outra via do bairro. Outras ocorrências de queda de árvores foram registradas na Vila dos Mineiros (Barra do Una), Rua Itatiaia (Praia do Engenho), Praia das Cigarras e na entrada 1 da Praia de Cambury.

Segundo a Sesep, os principais pontos sem energia elétrica no município já estão sendo atendidos. As regiões afetadas incluem bairros como Boraceia, Cambury, Juquehy, Arrastão, Morro do Abrigo e Jaraguá. De acordo com a EDP, concessionária responsável pelo fornecimento, mais de 90% das unidades atingidas pelo ciclone extratropical já tiveram o serviço restabelecido.

A EDP informou ainda que atua com sete vezes mais equipes que o habitual e conta com reforço de profissionais de outras regiões. Os reparos estão sendo feitos em parceria com a Sesep, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A concessionária alerta para que a população não se aproxime de fios caídos e disponibiliza atendimento pelo site www.edp.com.br, WhatsApp (11) 93465-2888 e telefone 0800 721 0123.

 

Escolas afetadas

Cinco escolas municipais foram impactadas pelo vendaval, especialmente na Costa Sul. Na EM Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt (Barra do Una), uma jaqueira caiu no pátio e danificou parte do muro. Em Juquehy, o telhado do setor administrativo da EE Plínio Gonçalves de Oliveira – EM Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida foi arrancado. A suspensão de aulas na unidade estadual será decidida pela Diretoria de Ensino.

Na EM Henrique Tavares de Jesus (Barra do Sahy), parte das telhas foi arrancada e já será substituída nesta terça-feira (29). Em Cambury, a EM Matthew Lucca Carmo Damasceno teve queda de dois letreiros, enquanto na Enseada, a EM Solange de Paula perdeu dois exaustores e teve parte do muro atingida por uma árvore de residência vizinha.

Apesar dos danos, a Prefeitura informou que não será necessária a suspensão das aulas na rede municipal.

 

Monitoramento e previsão do tempo

A Prefeitura segue monitorando as condições climáticas em conjunto com os órgãos competentes e mantém equipes de prontidão. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 e 153 ou pelo WhatsApp (12) 3893-1516.

Segundo a Marinha do Brasil, segue em vigor um alerta de ressaca com ondas de até 3,5 metros entre terça (29/7) e quinta-feira (31/7). O tempo permanece instável, com ventos moderados a fortes, mar agitado, possibilidade de chuva fraca e queda nas temperaturas, o que aumenta a sensação de frio.

 

whatsapp-image-2025-07-29-at-165941.jpeg
whatsapp-image-2025-07-29-at-165943.jpeg
Image Image Image