15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Mirante do Camaroeiro

A tradicional encenação da Paixão de Cristo de Caraguatatuba chega à sua 15ª edição em 2025 com uma novidade: o espetáculo será apresentado no Mirante do Camaroeiro, no dia 18 de abril (Sexta-feira Santa), às 20h. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O público é convidado a colaborar com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.
Com uma área de 2.700 m² preparada para o evento, o espaço contará com mil cadeiras e setores reservados para idosos e pessoas com deficiência. Cerca de 700 m² serão ocupados por estruturas de palco, cenários, telões e área técnica. A vista privilegiada da orla de Caraguatatuba promete tornar a experiência ainda mais marcante.
Para facilitar o acesso do público, haverá transporte gratuito a partir das 18h, com saída da Praça da Cultura e da entrada do morro que leva ao mirante. O local também contará com sistema de acesso para veículos ao platô.
A encenação é uma das maiores do gênero no Estado de São Paulo, reunindo centenas de atores e profissionais da área técnica. Com cerca de duas horas de duração, o espetáculo retrata os últimos cinco dias de Jesus Cristo na Terra: desde a entrada triunfal em Jerusalém até a crucificação e ressurreição. A direção é de Keiliane Dias, assessora técnica cultural de teatro e literatura.
A mudança de local acompanha a proposta da Fundacc de explorar novos espaços cênicos e proporcionar diferentes experiências artísticas ao público. “Caraguatatuba já tem esse histórico. Projetos como Letras de Luz, Litoral Encena e Noites no Museu mostram como a cidade vem aproximando o teatro das pessoas, levando a arte para ruas, casas e espaços alternativos. Queremos continuar inovando”, destaca Adba Cuba, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), responsável pela realização do evento ao lado da Secretaria Municipal de Turismo.
O espetáculo também convida o público a participar de forma simbólica: no último ato, as pessoas poderão acender velas brancas, criando um momento de emoção coletiva.
O Mirante do Camaroeiro está localizado na Rua José Vieira da Mota, na Prainha.
Crédito das fotos: JC Curtis

